Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Mais Cidadania Política

O Presidente da República nas comemorações oficiais do 25 de Abril no Parlamento, deu destaque ao desinteresse dos jovens pela política e à insatisfação dos cidadãos para com a democracia.

Em minha opinião esta questão é sensível e deve ser abordada de forma aberta e desassombrada. A questão da qualidade da democracia em Portugal tem de ser analisada a partir da classe política mas também na perspectiva da nossa cidadania. A realidade é que os cidadãos que se dizem insatisfeitos com a democracia são os mesmos que não vão votar, delegando assim nos outros a escolha de quem os governa. A participação social é um dos deveres de cidadania, pelo que, as pessoas têm de se consciencializar que todas têm o direito e o dever cívico de participar na governação da sua comunidade, em suma na vida política.

Em relação ao interesse dos jovens pela política, é importante realçar o papel que a família e a escola podem ter para alterar esta situação. A questão não pode ser desligada dos valores que são transmitidos aos jovens ao longo da sua educação. Assim, a “Democracia” é um valor que deve ser apreendido e vivenciado na família e na escola e contribuir para que aprendam a pensar de forma critica. É importante, por exemplo, que o tema do empreendedorismo seja introduzido desde cedo nos curriculae para que a mentalidade dos jovens perante a vida se altere e desenvolvam uma postura mais activa e participativa na sociedade.

Termino com a referência a um exemplo prático de como se pode fomentar a participação cívica: http://www.activecitizen.ie/ “Taskforce on active citizenship”. O lema é “Together, we´re better” o que significa: “Juntos somos melhores”.

Parafraseando Roberto Carneiro “Cidadania é sinónimo de acréscimo de inteligência colectiva”. A democracia não é uma obra acabada!

1 comentário:

Unknown disse...

Ainda bem que há mais um blog que chama a atenção para a necessidade de uma maior participação na sociedade. Parabéns, Paula de Deus!
Partilho da mesma preocupação do PR em particular no que concerne aos jovens pois reside neles um grande capital de esperança para que no futuro o defice de cidadania não exista. e nada melhor que o dia 25 de Abril para criar um site onde a primeira mensagem é de apelo ao exercicio da cidadania. E agora para terminar quero lembrar que em PORTUGAL existe também uma ASSOCIAÇÂO que está a trabalhar há mais de uma ano, promovendo debates e coloquios, e que já trouxe para um espaço de participação mais de duas mil pesoas. Falo da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIDADANIA ACTIVA, QUE É UMA UMA ASSCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS E APARTIDÁRIA, CUJO OBJECTIVO NUCLEAR É NÃO PERMITIR UM AFASTAMENTO DOS CIDADÃOS DA COISA PÚBLICA, ANTES PROMOVER UM ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO ABERTO A TODAS E A TODOS CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA MAIS SAUDAVEL. Tomo a liberdade de deixar o email para a quem estiver interessado quer em saber mais sobre a Associação, quer dar sugestões apca-org@hotmail.com. Dentro de muito pouco tempo o Site da Associação já estará em funcionamento.
Bem hajas Paula e bem hajam todas e todos aqueles que sentem a sociedade como um espaço de todos onde cada um pode contribuir para que seja melhor. ascenção Duarte