8 de Maio de 2008
Voto de pesar pela vítimas do ciclone Nargis em Myanmar
Foi com profunda consternação que os portugueses tomaram conhecimento do fortíssimo ciclone que atingiu a União de Myanmar no passado fim-de-semana.
Apesar da dificuldade em obter informação fiável sobre a extensão da catástrofe, as últimas informações disponíveis revelam que o n´mero de mortos poderá atingir os cem mil e que um milhão de pessoas ficaram sem casa.
A Assembleia da República manifesta o seu mais profundo pesar pelas vítimas da tragédia que se abateu sobre a população de Myanmar e solidariza-se com os esforços que têm sido desenvolvidos a nível internacional para apoio às populações e prevenção das epidemias que poderão ampliar a dimensão da tragédia.
A Assembleia da República apela à comunidade internacional para que continue o enorme esforço de solidariedade, prevenindo o agravamento da situação humanitária, de forma a que a comida, água, roupas, abrigos e assistência médica a quem deles tanto necessita.
A Assembleia da República exorta as autoridades da União de Myanmar a permitir a ajuda internacional possa chegar na dimensão e com a rapidez que os factos impõem, apelando-se, neste sentido, a que autorize a abertura das fronteiras de modo acudir as populações carenciadas.
............................................................................................. Esta foi a posição do Partido Socialista .......
Sem comentários:
Enviar um comentário