Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

NOVOS VOOS PARA ÉVORA



A aposta da EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica, em Portugal e muito especialmente em Évora, é um contributo por excelência para o desenvolvimento do Alentejo.


A chancela a este investimento do Presidente do Brasil Lula da Silva e do Primeiro-Ministro José Sócrates dá-nos a noção da sua grandiosidade e o significado que representa para a economia dos dois países. É um nó forte nas relações luso-brasileiras e um sinal da importância estratégica de Portugal na relação da Europa com o Brasil.


O Governo com o Plano Tecnológico tem uma estratégia de modernização para Portugal. A inovação tecnológica foi uma opção tomada em tempo útil com resultados visíveis. A verdade é que Portugal está a responder ao apelo de modernização, o Alentejo respondeu ao desafio e está definitivamente na rota do cluster aeronáutico.


Este é um bom exemplo que as crises são uma oportunidade de mudança. O passo da gigante empresa EMBRAER faz-nos andar a outro ritmo. O investimento na nossa região da terceira maior empresa mundial da indústria aeronáutica reforça amplamente um sector apontado como um dos nossos potenciais de crescimento. A capacidade competitiva de Évora sai reforçada e o Alentejo ganha maior capacidade de atracção de novos investimentos.


Quando uma empresa desta dimensão, de um sector altamente especializados como é o sector aeronáutico, escolhe um território para se implantar é porque estão reunidas condições de excelência. Apenas uma oferta de elevada qualidade a vários níveis, leva um grande investidor a optar por Évora.


Recordo as palavras do Presidente Lula da Silva na cerimónia de apresentação do investimento: “O Brasil tem uma visão positiva de Portugal, uma visão positiva de Évora”. A confiança que transmitiu, concretizada no investimento da EMBRAER, é um sinal de esperança para o futuro. Hoje, o Alentejo é claramente uma “Região “IN” - Investimento, Inovação, e Internacionalização – Évora, “Cidade Património da Humanidade”, é um património com futuro.


Publicado no Jornal "Diário do Sul", 29 de Julho 2008

Sem comentários: