Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Dia Europeu Sem Carros

Porque a poluição atmosférica também é um problema de saúde pública...

Em 1998, Paris e 34 outras cidades francesas proibiam, por um dia, a circulação de automóveis nos centros urbanos, alertando, assim, para os perigos da poluição atmosférica. Era dado o primeiro passo para o Dia Europeu sem Carros, que se assinalaria, pela primeira vez, a 22 de Setembro de 2000.
Os transportes públicos por exemplo, continuam a não ser um recurso para muitas pessoas e contrariamente ao que por vezes se diz não creio que seja apenas uma questão de comodismo, é também uma questão de organização da sociedade, de dificuldade objectiva de organização das rotinas do quotidiano, nomeadamente de dispersão geográfica entre os vários contextos de vida das pessoas, de conciliação de horários, etc. Esta questão é particularmente sensível nas famílias com filhos.
Mais uma nota
Não obstante a importância de todas as medidas existentes para combater a poluição e reduzir a circulação automóvel, na verdade o ideal seria que o mercado apostasse nos "automóveis alternativos" com baixa ou nula emissão de CO2 e desde logo nos que funcionam a hidrogénio. Um dia talvez...
Entretanto... nada melhor do que começar pelo princípio: estimular nos jovens o gosto por circularem de bicicleta e a pé.
Gostei de ler no Jornal "Público" que os portugueses estão a andar mais de bicicleta. Segundo parece "ainda são poucos - apenas um por cento. Mas estão a crescer, junto com iniciativas várias por todo o país".

Sem comentários: