Esta semana a Subcomissão de Igualdade de Oportunidades e Família deslocou-se a Reguengos de Monsaraz, a Moura e a Beja. Nesta deslocação tive oportunidade de perceber in loco da realidade vivida pela comunidade cigana, tal como aconteceu na visita que já realizámos a Leria e a Coimbra.
Relembro que a Assembleia da República está a desenvolver uma série de audições sobre a situação dos portugueses ciganos com o objectivo de produzir um conjunto de reflexões e orientações que sirvam de suporte aos decisores políticos. A finalidade é contribuir para uma melhor integração da única etnia existente em Portugal, no respeito pelos seus direitos mas também pela assunção dos deveres inerentes à vida em sociedade.
Relembro que a Assembleia da República está a desenvolver uma série de audições sobre a situação dos portugueses ciganos com o objectivo de produzir um conjunto de reflexões e orientações que sirvam de suporte aos decisores políticos. A finalidade é contribuir para uma melhor integração da única etnia existente em Portugal, no respeito pelos seus direitos mas também pela assunção dos deveres inerentes à vida em sociedade.
Destaco a visita à Escola de Ensino Básico de Reguengos de Monsaraz.
Nesta escola os professores apostaram num projecto inovador de integração dos alunos de etnia cigana com resultados positivos e a que correspondem também a adesão das famílias. Nesta visita tivemos a oportunidade de observar no exercício a forma como se combate com sucesso o absentismo escolar dessas crianças.
Os professores e representantes das instituições que integram esse projecto, respectivamente o Presidente da Autarquia e os representantes da Guarda Nacional República, da Segurança Social, da Saúde e da Direcção Regional de Educação, entre outros, apresentaram o modo como gradualmente se está a conseguir vencer a inércia multigeracional deste grupo étnico relativamente à escola.
Nesta escola os professores apostaram num projecto inovador de integração dos alunos de etnia cigana com resultados positivos e a que correspondem também a adesão das famílias. Nesta visita tivemos a oportunidade de observar no exercício a forma como se combate com sucesso o absentismo escolar dessas crianças.
Os professores e representantes das instituições que integram esse projecto, respectivamente o Presidente da Autarquia e os representantes da Guarda Nacional República, da Segurança Social, da Saúde e da Direcção Regional de Educação, entre outros, apresentaram o modo como gradualmente se está a conseguir vencer a inércia multigeracional deste grupo étnico relativamente à escola.
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