Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

O lado nobre da Política


Hoje, dia 20 de Janeiro, toma posse o 44º Presidente dos Estados Unidos da América Barack Hussein Obama e muitos estão expectantes, a pensar que as coisas vão mudar. No entanto, certamente não será o salvador do mundo porque a realidade geopolítica é demasiado complexa para que seja bastante a coragem de um homem para enfrentar os desafios e resolver os problemas da humanidade. Espero todavia, que a sua atitude política contribua inequivocamente para que a sociedade encontre novas formas de se auto-regular e de convívio entre os povos.

Da intervenção política esperam-se ideias e compromissos para melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover o desenvolvimento da sociedade. A governação é sempre difícil mas a actualidade apela a que se reveja o quadro de valores políticos. É necessário inovar em todos os sectores e também na política. Barack Obama é a melhor expressão de que as pessoas desejam mudanças de fundo. Vamos ver que mundo está interessado em acompanhá-lo.

Neste processo de transformação social continuo a defender a importância das políticas públicas na garantia dos direitos dos cidadãos, assumindo a condição de elemento estruturante da paz social, da solidariedade e justiça social, questões centrais do ideário socialista. A intervenção estatal tem de ser revista não à custa de menos Estados mas de melhores Estados, exercendo com mais competência o seu papel de fiscalizador, de regulador e sobretudo de parceiro na intervenção sócio-económica.

Mas a mudança também se faz com o contributo de cada um de nós. Recentemente um empresário meu conhecido contou-me que teve de mudar de actividade porque a sua empresa faliu. Este homem há cerca de 4 anos atrás viu o seu nível de vida baixar significativamente e confrontou-se com os comentários algo jocosos dos colegas. Apenas a sua vontade e integridade pessoal o impediram de desistir. A sua força assenta num código de valores que não se pauta pela vergonha numa sociedade de aparências mas pela dignidade do trabalho, seja ele qual for. Entretanto, a sua situação evoluiu e a família começou a recuperar o padrão de vida que tinha.

Este eborense, verdadeiramente empreendedor, é um exemplo de que temos de rever o nosso código de valores. Como sustenta Barack Obama há que lutar contra a estreiteza de espírito e o preconceito e pela defesa de uma nova constituição moral. Há que fazer fé em nós próprios, temos de nos manter no nosso caminho e concentrarmo-nos em procurar novas soluções. Como sempre, na história dos homens, é preciso ter um rumo e enfrentar as adversidades com coragem e inteligência.
in Jornal "Diário do Sul"





1 comentário:

Anónimo disse...

Exma Deputada,
Não costumo opinar sobre um tema que não seja o do post mas não tinha outra forma de comunicar consigo, por isso aproveito esta forma de lhe dizer o seguinte:
Chamo-me Rui André, professor de EVT a leccionar na Escola E.B. 2,3/S D. Maria II em Vila Nova da Barquinha, venho muito gentilmente solicitar a V. Exa. que vote a favor da suspensão da avaliação dos professores em virtude de não prejudicar ainda mais o descontentamento que existe em quase todas as escolas. Dou aulas há 13 anos e nunca me senti tão deprimido pela Educação. Eu gosto da escola e dos meus alunos, prova que estou no 2º ano do mestrado em Educação e Comunicação Multimédia na ESE de Santarém que por sinal, pago com o meu esforço e dedicação. Tudo isso em, prol da minha formação contínua mas sobretudo para uma escola de qualidade.
Cumprimentos
Rui André - rmvandre@gmail.com