Hoje visitei a Linha de Saúde 24, serviço prestado no quadro de parceria público-privado.
O atendimento de triagem, aconselhamento e encaminhamento, conta com uma equipa de cerca de 300 enfermeiros, escalados de forma a garantirem o atendimento 24H00 por dia, num total de 900 000 cidadãos.
O atendimento de triagem, aconselhamento e encaminhamento, conta com uma equipa de cerca de 300 enfermeiros, escalados de forma a garantirem o atendimento 24H00 por dia, num total de 900 000 cidadãos.
No decurso da visita tive oportunidade de observar o trabalho destes profissionais e a dinâmica de funcionamento do serviço, nomeadamente as condições de atendimento das chamadas telefónicas e o apoio de supervisão de que dispõem. A minha apreciação é bastante positiva.
Dos dados transmitidos na reunião de trabalho, onde também participou o Director Geral de Saúde Francisco George, registo o seguinte:
- 98% dos cidadãos que ligaram para a linha consideraram os conselhos muito úteis ou úteis.
- 97% encontram-se satisfeitos ou muito satisfeitos.
- 99% recomendam a Linha Saúde 24.
- 163.457 urgências evitadas, de acordo com a monitorização efectuada.
A qualidade do desempenho também é confirmada pelo saldo do número de cidadãos que num primeiro momento equacionam recorrer à urgência hospitalar mas que acabam por desistir na sequência do aconselhamento efectuado, dirigindo-se a outros serviços, e os cidadãos que subvalorizando os sintomas são encaminhados para a urgência. A Linha está assim, a contribuir para a qualificação da urgência hospitalar.
Da visita ficou claro que o serviço ainda tem um grande potencial de crescimento. A monitorização da qualidade do serviço é da responsabilidade da Unidade de Acompanhamento da Direcção Geral de Saúde.
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