Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

As Dimensões da Crise da Direita


As recentes declarações da líder do PSD deixam antever o remoinho político do que seria uma governação à direita, em Portugal. Este temor justifica-se plenamente se atendermos a três aspectos das suas mais recentes manifestações.

Primeiro: a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, conseguiu dizer a mesma coisa e o seu contrário, em tempo recorde, ao referir-se às políticas sociais do Governo. Começou por afirmar que pretendia rasgar "todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social" e pouco tempo depois disse concordar com as que foram anunciadas por este Governo.

A conclusão é: em boa verdade o PSD reconhece que estão no terreno boas medidas e que seria um atentado político romper com o seu actual desenvolvimento. Mas atenção porque na verdade está a dizer que não obstante serem boas, o PSD só não as rasga se não tiver oportunidade, e só não o diz abertamente porque já percebeu que isso tem consequências nefastas para o partido político que o disser.

Segundo: a líder do PSD vai lentamente provocar uma dor agónica. Na lógica de rasgar com as políticas sociais defendeu que quer fazer transformações profundas, mas nunca em agressão às pessoas porque não pretende criar crispação na sociedade portuguesa. Na verdade durante o jantar com o grupo parlamentar do PSD, defendeu ser necessário um "novo modelo de desenvolvimento", o que leva a antever que vamos ter menos Estado e por consequência a protecção social diminui.

A conclusão é: sabe que não dar seguimento às políticas sociais em curso, e nas quais em boa verdade não se revê, seria uma hecatombe social. Mas cuidado porque será isso que na realidade vai fazer, basta olharmos para trás para percebermos que no passado da ideologia do PSD não tem acolhimento a ideia que o Estado tem de assumir responsabilidades sociais de forma efectiva e plena, no respeito pelo princípio da solidariedade social.

Terceiro: A líder do PSD, depois de dizer que concordava com as medidas em curso, acrescentou que as criticava porque a maioria eram apenas anúncios. Ao dizer isto não está apenas a atacar o Governo está sobretudo a desvalorizar o trabalho que as IPSS e as Misericórdias estão a desenvolver de forma impar nas áreas da acção social e da saúde, com o apoio do Governo.

A conclusão é: seria útil para as pessoas que clarificasse quais são aquelas que não passam de anúncio porque o programa do Governo está em plena execução na área social e mesmo o que tem evoluído a um ritmo mais lento, como é o caso das equipas domiciliárias de cuidados continuados, está a avançar a bom ritmo e o PSD tem perfeita consciência disso. E, muito importante, é fundamental para os portugueses que o PSD apresente as suas propostas alternativas porque até ao momento não o fez.

Por último, é importante que tenhamos consciência que se o Governo PS não tivesse tido como prioridade inicial pôr as contas do Estado em ordem de forma a poder ajudar as famílias e a desencadear medidas de protecção social para conter os efeitos da crise internacional, neste momento o País estaria a atravessar uma crise de contornos imprevisíveis, com o desemprego a atingir níveis muito superiores.

Relembro que as medidas que estão no terreno são imprescindíveis para a aumentar a protecção social num País cujo plano de desenvolvimento social foi suspenso durante a governação PSD e que foi retomado com todo o afinco e coerência por este Governo.

1 comentário:

Secção de Mora do Partido Socialista disse...

Boa tarde, venho por este meio divulgar o blog do PS de Mora, e desde já dizer que adicionei o seu blogue, a minha lista de blogues.

http://psmora.blogspot.com/


MUDAR, CRESCER, VENCER

PS MORA AUTÁRQUICAS 2009


SAUDAÇÕES FRATERNAS.