A tradição dita que comecemos o ano a renovar os votos de esperança num mundo melhor. Apesar dos problemas que afectam as sociedades e que todos conhecemos, ainda assim, há sinais positivos que nos fazem acreditar na possibilidade de construirmos uma vida melhor para todas as pessoas. Quais? Interrogar-se-ão os mais pessimistas e não vale a pena desvalorizarem os sinais. Dois exemplos: a reforma da saúde nos EUA e a reforma do salário mínimo, em Portugal (além do aumento está em causa a ruptura com uma atitude conservadora que impedia tal progressão).
A Ética da Esperança não é um acto de fé, assenta na convicção que o desenvolvimento do mundo vai passar por uma gradual consciencialização das pessoas para o facto da sustentabilidade das sociedades não se compadecer com a ganância individual e com o abuso de poder. É uma visão estratégica do desenvolvimento assente em lideranças onde a ideologia não cede à sublime tentação do interesse imediato.
Esta esperança supõe que todos os que assim pensam, e são muitos, percam a vergonha e transformem a sua aparente ingenuidade numa atitude de força. Não tenhamos dúvidas que está em causa o destino da nossa sociedade. Mário Soares, no final de Ano escreveu na sua crónica semanal no DN, que o comunismo, o nazifascismo e o liberalismo, já deram fracas provas do seu potencial para governar os povos. Por isso, tal como ele, defendo que o socialismo democrático é efectivamente a ideologia que melhor serve o desenvolvimento humano.
E porquê? Porque claramente é aquela que defende a dignidade do trabalho, a justiça social e a regulação do mercado numa sociedade em que o Estado Social (aquele onde a educação, a saúde, e a protecção social, são um direito e não um privilégio) coexiste com o direito à propriedade privada. É uma visão da sociedade em que a solidariedade na partilha de recursos e a liberdade individual, não se anulam, potenciam-se.
Assim, de acordo com os princípios do Partido Socialista, o socialismo democrático é "a causa política em que se reconhece o PS, entendendo-o como herdeiro de tradições humanistas acumuladas na consciência universal ao longo dos séculos. É a partir desta perspectiva que o PS concebe o horizonte de uma sociedade mais livre, mais justa, mais solidária, mais pacífica, através do aperfeiçoamento constante e do desenvolvimento harmonioso da democracia."
E porque só a força da ética na Democracia pode ser fonte de uma sociedade melhor para todos, defendo que o caminho do futuro faz-se pela mão do socialismo democrático e que o norte será dado pela ética. A Ética da Esperança é compromisso, significa uma energia positiva implicada na construção de uma sociedade justa e sustentável para as novas gerações.
Sem comentários:
Enviar um comentário