Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Água e energias no Alentejo, recursos anti-cépticos

O Alentejo, os alentejanos e alentejanas, têm razões para combater os cépticos. Por um lado, já diz o ditado "Roma e Pavia não se fizeram num dia". Por outro lado, "o caminha faz-se caminhando". É isto que acontece com o regadio de Alqueva.

No passado sábado o Ministro da Agricultura António Serrano, inaugurou mais uma fase do projecto que já permite regar mais de 19.000 hectares. Dito isto, os que insistem em dizer que o regadio não avança indiciam uma certa recusa ou dificuldade de adaptação à realidade. Enfim, seriam mais felizes se vivessem tranquilamente com as coisas boas que acontecem. Mais, se fossem menos amargos certamente tinham mais a oferecer aos outros.

Outra razão prende-se com os motivos associados à escolha de Évora para desenvolver o projecto europeu InovCity que visa instalar contadores inteligentes nas casas do eborenses. Desta vez é Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e da Inovação, quem está associado ao novo sistema da rede eléctrica que vai permitir um controle e uma gestão, mais eficientes dos consumos individuais e consequentemente melhor poupança na energia.

As Redes de Nova Geração (RNG), são outro exemplo do que se está a fazer de bom. Em Vila Viçosa, foram recentemente assinados os contratos das RNG que vão permitir que nas zonas rurais as pessoas tenham acesso a comunicações electrónicas de alta velocidade. No interior do País o acesso das pessoas a serviços de saúde está intimamente relacionado com a implementação deste serviço porque vai permitir desenvolver a telemedicina.

No fundo estamos a criar uma auto-estrada de comunicação que permite uma circulação muito rápida de informação, dados e imagens. Actualmente, os avanços na educação, nas empresas e nos serviços públicos, passam por aqui. Desta forma estamos a ligar os concelhos do Alentejo ao mundo, a trabalhar para a igualdade de oportunidades dos cidadãos que vivem no interior.

Para o economista Muhammad Yunus, fundador do microcrédito, é incontestável o impacto que as novas tecnologias (NT) vão ter nas vidas das pessoas mais pobres. Segundo o Prémio Nobel da Paz, as novas tecnologias podem vir a ser "um grande nivelador, permitindo às pessoas e às empresas de países como o Blangladesh ou a Bolívia competirem em pé de igualdade com os seus semelhantes nos Estados Unidos". Afinal, a pobreza não é só de escassez de recursos mas também da falta de capacidade para os gerir e as NT são um bom instrumentos!

A esperança não é sinónimo de alienação da realidade mas de força interior. Os militantes do "Club dos Cépticos" não pensam assim. Por isso mesmo vão continuar a ser cépticos, aconteça o que acontecer. Não acredito que a mudança se faça com essas pessoas.

As dificuldades vão-se superando aos poucos, com os que não se conformam. Temos de ter ambição, olhar para a frente e fazer o discurso do País Positivo. Mais, temos de ter uma atitude construtiva. Digo isto com a convicção que não há soluções milagrosas. É fundamental trabalhar e acreditar!



Sem comentários: