Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Alentejo Qualidade e Novos Desafios



No Alentejo vemos o horizonte longe. Contrariamente a quem vive nas grandes cidades ou noutras regiões, aqui a planície permite-nos ver a linha de um horizonte bem definido. No ambiente que estamos a viver é importante abrirmos outros campos de visão, olharmos para o lado positivo da realidade. No fundo dar esperança às pessoas.

A nossa região hoje está associada a uma marca de qualidade de vida, imbatível. Esta marca, assenta nas características e condições do território, vai desde a qualidade ambiental, à rede urbana, ao património material e imaterial (as nossa tradições), acessibilidades e infra-estruturas, onde incluo e destaco a barragem de Alqueva e o seu potencial de regadio, energético, etc. No entanto, nem sempre temos consciência clara disso.

O Alentejo é uma região que já conta com uma diversidade interessante de empresas inovadoras, que muitos desconhecem. Por exemplo, o Alentejo esteve presente na edição do Portugal Tecnológico 2010, que se realizou em Setembro, na FIL, em Lisboa, com uma exposição direccionada para responder aos desafios colocados pela organização do evento: inovação, demonstração e internacionalização. E foram muitos os visitante que ficaram surpreendidos com a capacidade instalada na região.

As cerca de trinta entidades presentes, abrangiam áreas desde a investigação, à aeronáutica, tecnologia, agro-indústria, saúde, indústria, energias renováveis, turismo e cultura. Nesta mostra estiveram presentes desde star-ups até empresas consolidadas, bem como a Universidade de Évora e os Politécnicos de Beja e Portalegre.

É importante termos presente que a crise económica e financeira está interligada à globalização, com repercussões na coesão territorial. Assim, mais do que nunca, temos pela frente o desafio de nos reposicionarmos como região de oportunidades. É fundamental olharmos para os aspectos que contribuem para a diferenciação positiva do território e promovermos o Alentejo como marca de qualidade.

Por tudo isto é necessário apostar num amplo trabalho de promoção e marketing territorial virado para dentro e para o exterior e que associe o Alentejo a uma imagem moderna, com forte potencial competitivo, assente na sua forte identidade territorial. Este trabalho implica uma forte aposta na criação de redes de cooperação entre entidades públicas e privadas da região. Este é um desafio interno que o Alentejo tem de ganhar. A demonstração das vantagens competitivas do território exige a partilha de conhecimento e de visões.

É fundamental contrariar a ideia, que ainda teima em subsistir em alguns sectores, que o Alentejo é uma região onde as vulnerabilidades impedem o crescimento e o desenvolvimento social e económico. Na certeza que devemos investir mais na divulgação do que existe disperso pelo território e que é expressão da qualidade instalada.

Apesar de todos os condicionalismos que existem, continuamos a ter fortes motivos para termos orgulho de sermos alentejanos e para acreditarmos no Alentejo como região de oportunidades.

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