Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Crianças e Jovens na Internet: maior protecção on-line

IP/11/135

Bruxelas, 8 de Fevereiro de 2011



Agenda Digital: Comissão intensifica esforços para proteger as crianças on-line

Por ocasião do «Dia por uma Internet mais segura» de 2011, a Comissão Europeia anunciou hoje que vai intensificar o diálogo com o sector das TIC e as organizações de protecção das crianças para incentivar a concepção de produtos mais seguros que contribuam para a segurança das crianças em linha. Por outro lado, a Comissão vai rever, em breve, a recomendação de 2006 relativa à protecção dos menores nos meios audiovisuais e na Internet e a comunicação de 2008 relativa à protecção dos jovens contra os conteúdos prejudiciais nos videojogos.

As crianças ligam-se à Internet com idades cada vez mais baixas e não só através de computadores, mas também de consolas de jogos e de telemóveis. Mais de 82 % dos jovens de 15 16 anos na Europa têm os seus perfis registados em redes sociais, bem como 26 % das crianças de 9 10 anos.

O «Dia por uma Internet mais segura» é celebrado hoje em mais de 65 países de todo mundo sob o lema «A Internet é mais do que um jogo, é a tua vida!». Esta acção conta com o apoio do programa «Para uma Internet mais segura» da UE, que ajuda os pais e as crianças a manterem a segurança em linha.

Esta questão é um elemento importante da Agenda Digital para a Europa (ver IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200).

(...)

Um recente inquérito pan-europeu mostra que as crianças utilizam crescentemente a Internet e que esta utilização está a tornar-se mais personalizada: uma em cada três liga-se através do telemóvel e uma em cada quatro através de consolas de jogos. Mais de metade dos jovens com 13 a 16 anos de idade ligam-se à Internet no quarto de dormir.

Simultaneamente, 59 % dos jovens dos 9 aos 16 anos têm os seus perfis registados em redes sociais, variando este valor de 46 % na Roménia a 80 % nos Países Baixos. O perfil de 26 % desses jovens é totalmente «público», variando este valor de 11 % no Reino Unido a 54 % na Hungria. 14 % das crianças indicam o endereço e o número de telefone nos seus perfis.

O «Dia para uma Internet mais segura» de 2011 pretende recordar aos jovens que aquilo que fazem ou dizem em linha pode ter repercussões na sua vida «real», mesmo quando utilizam um avatar ou pseudónimo.




Para mais informações:


«Dia para uma Internet mais segura»:

http://www.saferinternet.org/web/guest/safer-internet-day


Programa «Para uma Internet mais segura»:

http://ec.europa.eu/information_society/activities/sip/index_en.htm


Conselhos concretos aos pais para a segurança em linha dos filhos:


Sem comentários: