Portugal comemora hoje os seus 34 anos de Democracia!
Os meninos de Abril são os homens e as mulheres do século XXI. É o meu caso e de tantos jovens que hoje sentem a responsabilidade de dar continuidade à herança dos Homens que fizeram a revolução de Abril.
Sobre o 25 de Abril é bom escutar as palavras e sentir a voz de quem sabe o que viveu. A diferença entre o antes e o pós 25 de Abril é denunciada pela força da realidade, basta lembrar que a taxa de mortalidade infantil desceu de 37,9 por mil para 3,3 por mil e que a taxa de analfabetismo também conheceu uma descida muito acentuada passou de 33,7% para 6,2%. Aos jovens de 30 cabe pensar e analisar o passado e chamar a si a missão de continuar a aprofundar a democracia em ordem a uma cidadania cada vez mais qualificada.
Se pensar em que se traduzem estas palavras no meu exercício de Deputada à Assembleia da República, vêm-me de imediato à memória três momentos da vida democrática mais recente. Esses três exemplos são: as Leis da Paridade e da Interrupção Voluntária da Gravidez e a Reforma do Parlamento. Marcas do Partido Socialista que exigem dos Homens a ética e a nobreza de as respeitarem no princípio e na prática. do quotidiano.
Estes momentos honram o ideário do Partido Socialista a que um dia aderi, na convicção do valor “Democracia”, um partido de esquerda que defende os valores “Liberdade, Igualdade e Justiça Social” numa sociedade global, na era da comunicação. Mas fui também determinada pelo que considero ser um dever da cidadania, a participação nas organizações da sociedade civil de que os partidos políticos são expressão. O direito político cumpre-se no dever social do desenvolvimento dos povos!
Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.
A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.
A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.
SOBRE O 25 DE ABRIL
Publicada por
Paula Nobre de Deus
à(s)
sexta-feira, abril 25, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário