Dia 4 de Maio, um dia depois do dia do desaparecimento de Madie.
O caso voltou ontem à agenda da comunicação social e todos nós nos recordámos daquela menina de olhar expressivo que um dia desapareceu, como tantas meninas e tanto meninos que todos os dias desaparecem para sempre! As pistas podem ser inexistentes mas temos uma certeza: uma grande maioria está relacionada com a exploração sexual infantil.
A sociedade fica chocada sempre que há notícia do desaparecimento de mais uma criança mas o passar dos tempos acaba por apagar o nome dessas crianças da memória dos Homens. É impressionante como os problemas das crianças ainda continuam tão afastados das prioridades da sociedade do século XXI.
A realidade é que os reconhecidos avanços na defesa dos direitos da Criança, deixam a descoberto o mundo de coisas que ainda temos de fazer com vista à sua garantia plena. Os relatórios anuais da UNICEF são boas referências para esclarecer quem ainda tiver dúvidas.
Em relação ao problema das crianças desaparecidas quero sublinhar o mérito do trabalho que desenvolvem as associações da sociedade civil, sobretudo por serem a âncora de tantos pais que passam a conhecer o ensurdecedor ruído do silêncio!
Para todos os que se desejam associar a este drama deixo a indicação de duas associações portuguesas:
* O Instituto de Apoio à Criança (IAC) - Linha SOS Criança Desaparecida.
* A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas.
1 comentário:
A sua militância é indisfarçá
vel e contagiante.
Os compromissos e as causas são intemporais!
Sempre, camarada!
Enviar um comentário