Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

O ALENTEJO ESTÁ A MEXER A ALTA VELOCIDADE

Hoje, em Évora, estive presente na sessão de lançamento feito pelo Primeiro-Ministro do concurso para a construção do troço ferroviário de alta velocidade Poceirão-Caia do Eixo Lisboa-Madrid. José Sócrates sublinhou o facto de o TGV ser um dos 5 projectos prioritários a nível europeu e representar 10% do financiamento disponível especificamente para este sector.

A Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino, defendeu a tese de o TGV contribuir decisivamente para uma nova dinâmica urbana e territorial, nomeadamente para Évora e para todo o Alentejo.

Os argumentos apresentados sobre o potencial social deste investimento foram bastante claros, deixo apenas duas notas:

- A criação de 36 mil postos de trabalho permanentes num período de 30 anos.
- A redução substância das distâncias que começam a ser medidas em tempo:
· Évora - Lisboa 30m
· Évora – Madrid 2h00
· Évora – Barcelona 5h30

Esta opção é incontornável numa Europa ligada por uma ampla rede ferroviária de alta velocidade. É com alguma perplexidade que ouço defender o contrário como se fosse possível contrariar o ritmo do progresso.

Portugal esteve fechado sobre si próprio demasiados anos, já perdemos uma vez a “carruagem do desenvolvimento”. É tempo de adquirirmos um ritmo de alta velocidade sob pena de ficarmos a ver passar os comboios!
“Portugal do futuro” exige a aposta no TGV.

Sem comentários: