Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Nova ética para a Democracia. Como consegui-la na nossa geração?

Por mais enfadonho que tal possa parecer, tudo indica que precisamos de uma "injecção" de ética na sociedade. Por muito que se invista na gestão dos recursos dos organismos e da sociedade, de nada serve se não se pautar por uma nova ética.
Desde as crises financeira e económica mundiais, ao caso do Banco Português de Negócios, nada fugiu à regulação e tudo apresenta sintomas de má gestão. As causas são complexas, diversificadas e de diferente amplitude mas a realidade é que denunciam uma sociedade pautada por uma ética que parece estar nos antípodas da planificação para o desenvolvimento sustentável!

Na convicção que uma crise é uma oportunidade de mudança, o início do século XXI contém em si o potencial para o Homem repensar o modelo de desenvolvimento que tem prosseguido e dar-lhe um novo sentido. Assim, tenha a inteligência de perceber que sociedade quer construir.

Sem comentários: