Hoje, participei nas II Jornadas de Serviço Social sobre a temática das crianças e jovens em perigo “Asas para um Futuro”, na mesa "Distintos olhares do enquadramento legislativo", que se realizaram no Auditório da Escola Superior de Educação de Castelo.
- Notas da minha intervenção...
"Por estar no quadro de uma jornadas de Serviço Social, gostaria de chamar a atenção para o facto de os assistentes sociais terem uma grande responsabilidade na forma como são implementadas as políticas sociais, como chegam às pessoas. A prática do Serviço Social não pode passar ao lado desta responsabilidade se entendermos que as suas competências estão orientadas para a garantia dos direitos humanos e para a promoção do desenvolvimento social, através da mobilização de recursos pessoais e sociais e logo, de um forte papel de mediação interpessoal e interinstitucional".
"A minha militância na causa da infância advém em primeiro lugar da convicção que é o primeiro patamar de construção e qualificação da nossa cidadania. Portanto, sustento que todo o investimento que se fizer na promoção de uma Cultura dos Direitos da Criança tem um efeito multiplicador, com forte impacto ao nível do desenvolvimento social e humano."
"A especialização é uma condição do trabalho nesta área, o que implica que a intervenção além de beneficiar de uma abordagem multidisciplinar e em rede, carece de ser ajustada ao tipo de mau trato, aos problemas e idade da criança."
Sem comentários:
Enviar um comentário