Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Debate na Comissão de Economia - 5279 idosos recebem CSI, em Évora

Na passada terça-feira debati na Comissão de Economia, o Projecto de Resolução do PCP que cria um Plano de Emergência para o Distrito de Évora, à semelhança do que alías tem vindo a fazer para vários distrito.

O mesmo PCP que foi contra a construção de Alqueva e que se manifesta preocupado com a pobreza nos idosos, escamoteia o investimento que está a ser feito no Alentejo nestas áreas e apresenta um diagnóstico que retratando aquilo que todos conhecemos, desvalorizando por completo os resultados positivos.

Apesar de se estar a atravessar uma crise internacional com reflexos graves no nosso país, o PCP insiste em apresentar propostas generalistas, tais como: adoptar medidas de concertação social com vista ao aumento dos salários dos trabalhadores. No entanto, e para ser rigoroso, devia reconhecer que foi o PS que nesta legislatura conseguiu um acordo na concertação social que possibilitou um salto, como não há memória, no aumento salário mínimo nacional. Como é evidente temos de manter a ambição de continuar a fazer progressos a este nível mas é justo reconhecer os avanços.

Em relação à pobreza nos idosos, uma peja da nossa sociedade, é importante registar que no distrito de Évora recebem actualmente o Complemento Solidário para Idosos (CSI) 5279 pessoas.

Quando propõe o investimento urgente num conjunto de investimentos públicos prioritários em equipamentos na área das educação, da saúde e de apoio aos idosos, também devia congratular-se com os investimentos em curso no distrito, nomeadamente:

- A intervenção no parque escolar que abrange mais de 30 escolas, desde escolas básicas e secundárias a "Centros Escolares de Nova Geração";


- A construção e requalificação de Unidades de Cuidados Continuados (UCC) que além de serem uma boa resposta a quem precisa de cuidados diferenciados de saúde, sobretudo as pessoas idosas, são uma resposta para o desemprego no interior, permitindo a contracção de pessoas em tempo de crise. No nosso distrito temos a funcionar recentemente Unidades de:


  • Longa Duração, em Aguiar, Portel e Mora;


  • Média Duração, em Estremoz, Évora e Mora;


  • Convalescença, em Évora no Hospital do Espírito Santo, no Hospital da SCME e brevemente no Hospital S. João de Deus, em Montemor-o-Novo.


Estes investimentos em certos casos são apenas financiamentos públicos e noutros resultam de parcerias publico-privadas.

Mais, o Programa de combate à pobreza "Progride" vai prolongar-se mais um ano em certos concelhos e já foram celebrados Contratos Locais de Desenvolvimento Social com diversas instituições do Distrito.

No âmbito da Iniciativa Emprego 2009 estão a ser abrangidas 3187 pessoas, entre o apoio à inserção de jovens, à transição desemprego-emprego e os Gabinetes de Inserção Profissional.



É evidente que continuam a existir problemas complexos para resolver, sobretudo neste quadro de crise, mas a verdade é que estas e outras medidas contribuem para proteger e alterar a situação de vida de muitas pessoas.

As preocupações do PCP são as nossas preocupações, com a diferença que quem governa tem a responsabilidade de fazer opções na perspectiva de garantir o bem estar das pessoas e um clima de paz social. Além de que o investimento do Governo começou a montante, antes da crise já existia um plano para o desenvolvimento social e económico do Alentejo, como diz o ditado "Roma e Pavia não se fizeram num dia". O Governo está a trabalhar e não desarma.

"Com o Alentejo na Alma"....



Sem comentários: