Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

ELEVAÇÃO DE VILA DE BORBA, NO CONCELHO DE BORBA, À CATEGORIA DE CIDADE

Votada hoje na Assembleia da República por consenso

  • Criação e Evolução do Concelho
Em 1217, no reinado de D. Afonso II, é tomada aos Árabes, pela Ordem Militar de Avis. D. Dinis atribui-lhe Foral em 1302. A área do concelho (circunscrita no Foral) era bastante inferior aos actuais limites. Faltava-lhe quase toda a área correspondente à freguesia de Rio de Moinhos (pertença do concelho de Estremoz, à altura), contudo, possuía duas pequenas parcelas das freguesias de Terrugem (Elvas) e dos Arcos (Estremoz). O Barbo foi escolhido como distintivo do concelho, na altura de concessão do Foral.
  • Património
Natural ou construído, o património existente, no concelho de Borba, é rico.Pequenos pormenores e a beleza das linhas fazem a diferença. Na zona Alentejana dos mármores, aquilo que marca a paisagem são as pedreiras, a vinha, as oliveiras, os pomares, a terra castanha e fértil, as lagoas e albufeiras.As casas brancas, as ruas limpas de se poder olhar com prazer. Os montes, as elevações, a Serra d'Ossa. Os povoados que salpicam de pontos brancos a paisagem.O património construído é ele mesmo também diversificado constituído por marcos assinaláveis. A Fonte das Bicas, a muralha medieval da Vila, os "Passos" da Via Sacra, o Convento das Servas, as igrejas e ermidas, o monumento alusivo à Batalha de Montes Claros, o Convento e a Quinta do Bosque, a Quinta do General e todo o património arquitectónico particular em que o mármore abunda em formas artísticas que é preciso preservar.
(...)

Os dados históricos e patrimoniais aqui incluídos constam no PDM de Borba.
População residente (Concelho/Freguesias) – Censos 2001

Total

7.782

Fonte: Censos 2001

Como poderemos verificar o decréscimo populacional continua a ressentir-se. Contudo, projecções demográficas recentes apontam para a estabilização da população nos próximos anos.
O surto migratório de emigrantes de leste e outros, terá impacto nos próximos anos, visto que as faixas etárias que aqui se instalam são predominantemente as faixas em idade de procriação.
(...)
A Vila de Borba cumpre, assim, genericamente os requisitos estabelecidos na Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para ser elevada à categoria de cidade, pelo que, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresentei este Projecto de lei.
  • O Projecto de Lei que apresentei é expressão da vontade das populações e um justo reconhecimento pelo desenvolvimento em curso, com fortes perspetivas de continuidade. Borba, situada num território de interior, conhecido como "Zona dos Mármores", tem um potencial de crescimento importante e um contributo a dar para alavancar o desenvolvimento desta Zona do Alentejo. É expectável que Borba venha a ser um factor de diferenciação positiva no contexto da futura regionalização.

2 comentários:

Nuno Faritas Lobo disse...

Exma. Sra. Deputada Paula Nobre de Deus,

Enviei-lhe um e-mail ao qual desejaria muito que me respondesse e o qual reproduzo aqui no íntegra e a convido a publicar:

«Exma. Sra. Deputada Paula Nobre de Deus,

Começo por me apresentar, meu nome é Nuno Miguel Faritas Lobo, tenho 25 anos, sou natural de Vila Viçosa, sou empregado bancário, sou casado e sou apartidário.

O motivo por que me dirijo a V/Exa. tem a ver com a elevação de Borba a Cidade, concretizada hoje na Assembleia da República. Assim, como Calipolense, como contribuinte, como cidadão, e como seu eleitor nas Eleições Legislativas de 2005, venho interrogá-la do seguinte:

Quais os motivos que levaram V/Exa. a criar o Projecto-Lei 336/X para elevação de Borba a Cidade?

Achará V/Exa. que Borba dispõe de todos os pressupostos exigidos pela Lei n.º 11/82 para ter sido elevada a Cidade?

Terá V/Exa. conhecimento de que a 4 (quatro) quilómetros de Borba se situa a Vila de Vila Viçosa com condições superiores à novel Cidade de Borba?

V/Exa. tem conhecimento do que representou Vila Viçosa para a história do seu País e para independência que ostentamos desde 1 de Dezembro de 1640?

Terá V/Exa. a noção de que agora os habitantes da Cidade de Borba, continuarão a ir estudar para a Escola Secundaria Públia Hortênsia de Castro da Vila de Vila Viçosa, ou que para assuntos judiciais, a Cidade de Borba pertence à Comarca da Vila de Vila Viçosa?

Saberá V/Exa. que Vila Viçosa tem mais população que a Cidade de Borba, tal como o concelho de Vila Viçosa tem mais habitantes que o concelho de Borba?

Quantas vezes se deslocou V/Exa. à Vila de Vila Viçosa como deputada e não como militante do Partido Socialista?

Quantos requerimentos por Vila Viçosa e pelo seu concelho apresentou V/Exa. na Assembleia da República Portuguesa, onde representa todos os Calipolenses, Bencatelenses, Ciladenses e Pardalenses?

Terá conhecimento V/Exa. de que Vila Viçosa necessita com a maior urgência de um novo Centro de Saúde e de uma nova Biblioteca Municipal? Como Deputado do partido do Governo que diligências tomou V/Exa. acerca destas problemáticas?

Conhecerá de facto V/Exa. o distrito que representa na Assembleia da República?

Quando V./Exa elaborou o supra-citado Projecto-Lei em conjunto com o Deputado Bravo Nico, estava de consciência tranquila e segura do que estava a fazer?

Irá até ao final da actual legislatura, V/Exa. elaborar um Projecto-Lei para a elevação de Vila Viçosa a Cidade? Se não porquê?

Relembrando que fui seu eleitor em 2005, e que sou um contribuinte exemplar e um cidadão cumpridor dos meus deveres, venho em plena faculdades dos meus direitos, pedir-lhe que se digne a responder a todas as perguntas que me assolam neste momento de muita tristeza e alguma revolta, por mais uma vez e de modo sucessivo ver Vila Viçosa ser prejudicada de modo inexplicável.

Grato pela atenção que certamente me dispensará,

Com os melhores cumprimentos,

Respeitosamente,

Nuno Miguel Faritas Lobo»

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu