Nos dias a seguir às eleições é impossível não se falar de política. Por isso, também é um momento de reflexão. É importante percebermos o sentido de voto das pessoas e no meu caso, em particular, partilhar o que sinto em relação à vitória do Partido Socialista, no País e em Évora.
A campanha para as eleições legislativas foi uma viagem inesquecível, até nos lugares mais recônditos há sempre alguém que diz: “Voto no PS desde sempre!”. Na realidade é o Partido em quem as pessoas verdadeiramente mais confiam para governar os nossos destinos. No distrito de Évora o PS foi a força mais votada com 35% dos votos; a CDU obteve 22,3%; o PSD 19%; o CDS 6,4, e o BE 11,1%.
Os resultados do PS fazem-me recordar uma imagem que se utiliza para se explicar a importância das equipas, para se demonstrar a força do colectivo, e que é conhecida como: “O padrão de voo dos gansos”. Descobriu-se que à medida que cada ave bate as asas, estabelece uma elevação para a ave que imediatamente a segue. Ao voar numa formação em V o bando no seu conjunto atinge uma maior amplitude de voo na ordem de mais de setenta por cento, do que se cada ave voasse sozinha.
Como no padrão de voo dos gansos, é inquestionável que as pessoas que partilham um sentimento de comunidade podem obter melhores resultados porque caminham com a força umas das outras. Na política acontece exactamente o mesmo, assim exista inteligência colectiva para se perceber isso. Este é o desafio a que o Partido Socialista soube responder com o sentido de responsabilidade próprio de quem sabe qual é a sua missão na sociedade, que tem sentido de Estado e coloca o País à frente das suas questões internas.
Nos últimos quatro anos foram inúmeros os desafios a que o Governo teve de responder, fez opções e assumiu as suas consequências, na convicção de estar a contribuir para o bem-estar comum e para o desenvolvimento do País. A vitória do Partido Socialista foi a expressão de um voto de confiança dos portugueses, digna de um Partido que defende os valores: Democracia, Igualdade e Solidariedade. Ficam para trás na História os chamados votos de “protesto”.
O Partido Socialista que se apresentou a eleições com o lema “Juntos Conseguimos”, é o mesmo que se propõe continuar a governar Portugal, na certeza de que cada Partido tem de optar se quer ser um obstáculo ou um facto facilitador da estabilidade da governação, conjugando as suas posições numa força mobilizadora. Portugal precisa de todos e cada um tem a responsabilidade histórica de contribuir para um futuro melhor e para um País mais desenvolvido.
Sem comentários:
Enviar um comentário