Relatório sobre a infância no mundo
Entre cinco e dez por cento das crianças dos países industrializados são vítimas de abuso sexual grave, diz Unicef
Entre cinco e dez por cento das crianças dos países industrializados são vítimas de abuso sexual grave, diz Unicef
06.10.2009 - 23h05 PÚBLICO
Entre cinco por cento e 10 por cento das raparigas e cinco por cento dos rapazes que vivem nos países industrializados são vítimas, em certo momento da sua infância, de abuso sexual com penetração. A estimativa é apresentada num relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) hoje divulgado.“Um número três vezes maior de crianças sofre alguma forma de abuso sexual”, relata o documento que tem como título: “Progresso para as crianças: um balanço da protecção da criança”.
Os estudos citados traçam um cenário negro. “A cada ano, pelo menos quatro por cento das crianças dos países industrializados são vítimas de maus-tratos físicos e uma em cada dez é vítima de negligência ou maus-tratos psicológicos.” Em 80 por cento dos casos, os agressores são os seus pais ou tutores.Em muitos destes países, uma larga maioria dos adultos continua a achar que os castigos corporais são aceitáveis. E aplicam-nos. A pobreza, os problemas de saúde mental, os baixos níveis de escolaridade, o consumo de drogas e álcool e um historial de violência na infância são alguns dos factores associados às famílias abusadoras.Trabalho infantil atinge milhões.
A Unicef nota que apesar dos progressos feitos, não se sabe ainda o suficiente sobre a dimensão do problema dos abusos contra as crianças. “Milhões de rapazes e raparigas de todo o mundo são vítimas de tráfico, não têm os cuidados dos pais, não têm documentos que lhes permitam frequentar uma escola ou aceder a cuidados de saúde”, nota o documento. Compreender a dimensão destes fenómenos é fundamental para agir, disse Ann M. Veneman, directora executiva da Unicef.
O relatório, lançado a seis semanas do aniversário da Convenção da ONU para os Direitos da Criança, que faz 20 anos, é feito de uma série de dados perturbadores. Como estes:
- mais de mil milhões de crianças vivem em regiões afectadas por um conflito armado; em todo o mundo, mais de 150 milhões de crianças entre os cinco e os 14 anos estão envolvidas em alguma forma de trabalho infantil; mais de metade das crianças detidas nunca foram julgadas; duas em cada três crianças sofrem castigos corporais; e há países onde dois em cada três nascimentos não são registados (na Somália e Libéria estima-se que apenas cinco por cento das crianças o sejam), estando mais expostas aos riscos da exploração sexual e da adopção ilegal.
Sem comentários:
Enviar um comentário