Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

1 Maio * Dia do Trabalhador

MOÇÃO

DIA DO TRABALHADOR



Assinalamos esta data com a convicção que cada vez é mais necessário fazer escolhas que impliquem uma convergência politica em torno da dignidade do trabalho e uma atitude firme de indignação contra todas as formas de exploração dos trabalhadores.
Exige-se ética nas relações de trabalho, com uma regulação rigorosa do mercado, que respeite os trabalhadores e não abdique dos princípios e valores fundamentais para uma economia sustentável e socialmente justa. (...).
A defesa do valor "Trabalho" não é sinónimo da defesa de uma atitude conservadora, imobilista, é a afirmação exigente de um valor mobilizador da sociedade, que pressupõe que a mudança e a inovação assentam na dignidade das condições de trabalho dos homens e das mulheres.
Para isso é fundamental apostar no reforço da concertação social, para que as reformas estratégicas do mercado de trabalho sejam participadas por todos os parceiros. Só assim, garantimos um planeamento cuidadoso, equilibrado e justo do mercado de trabalho.
No Dia do Trabalhador temos o dever de afirmar o nosso empenho no combate:
1. Ao desemprego e, muito especialmente, na criação de condições que concorram para combater o desemprego de longa duração de todas as pessoas que, com a crise, perderam o emprego numa idade em que o regresso à vida ativa é mais difícil;
2. À redução das desigualdades, com uma atenção muito especial às desigualdades salariais entre homens e mulheres e ao enorme fosso entre o salário mínimo e os salários mais elevados, e à precariedade no mercado de trabalho.
3. À promoção de medidas que concorram para uma maior facilidade de conciliação da vida profissional e da vida familiar.
Aos jovens, aos que estão na expetativa de entrar no mercado de trabalho e aos que foram  obrigados a emigrar à procura de emprego, transmitimos uma palavra de força, não se conformem e lutem sempre pelo direito ao trabalho!   
30 abril 2015      

Pel´Grupo Municipal do Partido Socialista

Paula Nobre de Deus       



Assembleia Municipal de Évora: aprovada por unanimidade 

Sem comentários: