Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Defesa do Ensino Artístico no Conservatório Regional de Évora


ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ÉVORA
Moção apresentada pelo Grupo Municipal do PS

Aprovada por unanimidade

Com os votos a favor do PS, BE, CDU e do PSD.




Pela defesa do ensino artístico especializado de música no concelho de Évora


Em 2003/2004 o Ministério da Educação concedeu ao Conservatório Regional de Évora –Eboræ Mvsica uma autorização de funcionamento que oficializou os cursos de musica e ao longo deste anos tem formado muitas crianças e jovens do nosso concelho. 

No entanto, as novas regras de financiamento do ensino artístico especializado, podem levar a que muitos alunos interrompam a sua formação e que muitas crianças não tenham oportunidade da iniciar, por as suas famílias não terem meios para pagar o elevado custo das mensalidades. 

Os resultados provisórios da candidatura ao financiamento, colocam em causa a continuidade dos estudos de muitos alunos, o emprego dos professores e a estabilidade financeira da escola. Se os resultados se confirmarem estima-se uma redução de 25% no financiamento, em relação ao ano anterior, e uma diminuição de 30% do número de alunos.

No ano letivo 2015/2016, os alunos das 7 turmas de ensino articulado ainda não iniciaram as aulas do curso de música e estima-se que muitos deles acabem por abandonar esta modalidade de ensino, caso não seja financiado, e o mesmo irá a acontecer com os alunos do ensino supletivo.

Face à reconhecida qualidade pedagógica do Conservatório Regional de Évora –Eboræ Mvsica, que faz com que tenha uma elevada procura, os membros da Assembleia Municipal de Évora recomendam ao Governo que seja assegurado o financiamento aos alunos matriculados no ano letivo 2015/2016, em respeito para com professores, as famílias e, sobretudo, as crianças que são as mais prejudicadas.


Évora, 25 de setembro de 2015


Pel´ Grupo Municipal do PS

Paula Nobre de Deus

Sem comentários: