Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.

A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.

Artigo de opinião publicado no jornal "Diário do Sul"


EM DEFESA DA REGIÃO ALENTEJO


O desenvolvimento de uma região faz-se com todos os seus distritos, defender outra coisa é hipotecar a região em nome do localismo populista. No Alentejo temos de ter uma visão integrada dos nossos três distritos, o que implica repartir recursos.
É nesta perspectiva que devemos equacionar a instalação de determinados serviços em Beja e Portalegre, como sejam as Direcções Regionais de Impostos e Finanças e da Autoridade para as Condições do Trabalho. A realidade é que por um lado, o desenvolvimento e a sustentabilidade do distrito de Évora não ficam minimamente comprometidos. Por outro lado, são importantes para afirmação daquelas cidades e são um factor de solidariedade (intra) regional.
Esta estratégia traduz uma opção coerente de quem pensa o território como um todo e está comprometido em avançar para a regionalização. Em nome da coerência é tempo de nos entendermos com o que queremos para o Alentejo. Aliás, seria interessante saber se os arautos da desgraça do distrito defendem o mesmo tipo de posição em Beja e Portalegre.
O distrito de Évora mantém o estatuto de capital administrativa e centralidade que sempre têm tido e está a expandir-se nesse sentido. Évora situa-se no Alentejo Central precisamente pela sua posição no espaço regional, demarca-se em termos habitacionais das outras capitais de distrito, é património da humanidade e uma referência para o turismo.
É importante termos bem presente que em Évora situam-se as Direcções Regionais de: Educação, Agricultura, Economia, Cultura, Instituto de Emprego e Formação Profissional, além de outras que eventualmente virão a ser instaladas. Nela estão ainda a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo, a Administração Regional de Saúde e virá a estar o novo Hospital Central da região Alentejo.
Deste modo, em defesa da região Alentejo, Évora deverá ser sem complexos um verdadeiro pólo promotor do desenvolvimento de toda a região e deverá reforçar a sua vocação de centralidade com respeito pelas suas capitais vizinhas do Norte e Baixo Alentejo.

Sem comentários: