O Colóquio Parlamentar do Partido Socialista “Novas Leis, Melhor Integração”, que se realizou em Évora, no passado dia 24 de Novembro, deu voz aos imigrantes. Esta iniciativa foi por estes considerada como um momento sem precedentes na sua relação com o poder político porque permitiu um diálogo próximo e aberto entre Deputados, representantes das Instituições da Administração Pública desconcentrada, com intervenção directa na área da imigração, e eles próprios.
Neste Colóquio os imigrantes tiveram oportunidade de apresentar os seus próprios testemunhos e de debater de forma franca todas as questões que ainda não estão suficientemente esclarecidas com a aplicação das novas Leis e que lhes apresentam dificuldades nos seus processos de legalização e integração. Esta oportunidade de diálogo de proximidade e de igual para igual é benéfica para imigrante e políticos, porquanto possibilita que ambos tenham conhecimento mútuo das preocupações e dificuldades com que se confrontam.
Os imigrantes deram boa nota ao Partido Socialista no compromisso com a política de imigração, reconhecendo a tradição do PS nesta área. As Leis da Nacionalidade e da Imigração, e o Plano Nacional para a Integração de Imigrantes, foram reconhecidos por eles como expressão clara desse compromisso que aos seus olhos saiu reforçado com a presença do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, neste Colóquio Parlamentar.
Neste Colóquio, organizado pelos Deputados do Círculo Eleitoral de Évora, ficou clara a importância de se promoverem espaços de diálogo directo e próximo, “a construção de um novo Nós” nas palavras do imigrante cabo-verdiano Paulo Mendes. No final do Encontro, que contou desde o primeiro momento com a adesão numerosa de imigrantes de várias nacionalidades, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista foi desafiado pelos presentes a promover acções similares em todos os distritos do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário