No blog dos alunos da Escola E.B.1 de Azaruja, pode ler-se a frase “A profissão de professor também se constrói com os sucessos dos alunos” (www.sobreirinhos.blogspot.com). Este foi o espírito que levou o Diogo a ganhar o 3ª prémio a nível nacional no concurso literário António Mota, entre mais de 10 000 concorrentes.
Na passada sexta-feira 13 foram a Lisboa receber o prémio, foi um dia de sorte para a escola da Azaruja mas foi, sobretudo, o bom resultado do empenho das professoras e do entusiasmo por aprender e gosto pela escrita por parte dos alunos. Os meus parabéns a essa grande equipa!
No dia 12 curiosamente, realizou-se na Assembleia da República uma sessão com alunos de quatro escolas de 1º Ciclo do ensino básico das cidades de Vila Real de Santo António, Marinha Grande, Fundão e Montemor-o-Novo, no âmbito do projecto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”. Neste encontro entre alunos e deputados, as crianças colocaram inúmeras questões e uma das perguntas a que respondi foi:” Que futuro têm guardado para nós?”
A pergunta exigia uma resposta ampla mas a minha preocupação foi transmitir-lhes a ideia que o futuro também está guardado dentro de cada um deles, que depende muito do gosto e do esforço que fizerem por aprender. É minha convicção que um anfiteatro repleto de crianças é uma oportunidade, por excelência, para valorizar a escola e o acto de aprender e para lhes transmitir a importância que têm para o futuro de cada uma delas.
E em Évora, ontem dia 16 de Julho, tive oportunidade de acompanhar a visita do Primeiro Ministro, José Sócrates, que também contou com a presença do Coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, à Escola Secundária André de Gouveia, onde constatei a forma como os novos recursos de que as escolas dispõem estão a transformar o ensino. O Plano Tecnológico para Educação visa colocar Portugal entre os países Europeus mais avançados ao nível da modernização do ensino.
Ao longo do País multiplicam-se iniciativas, como as que referi, e que contribuem para a qualidade da formação dos alunos. Essas iniciativas são exemplos que contrariam a ideia que a nossa Escola está marcada pelo insucesso, pela insuficiência de meios e pela falta de disponibilidade dos professores para ensinar e dos alunos para aprender. O combate ao insucesso não nos merece tréguas mas devemos dar visibilidade ao que está a acontecer de positivo.
A nossa Escola está a mudar e devemos dar boa nota de tudo o que tem de bom para que as crianças e os jovens tenham orgulho em ser alunos das escolas portuguesas. Em final de mais um ano lectivo quero dar nota excelente a todas e a todos os professores e alunos que estão a contribuir para que Portugal seja um país do futuro.
Criei este blog enquanto instrumento de aproximação às cidadãs e aos cidadãos. É um conceito simples que visa partilhar os percursos, o trabalho e a visão das coisas de uma mulher, cidadã, politicamente comprometida no exercício da sua primeira experiência parlamentar e conhecer as opiniões e sugestões de quem me contacta, por exemplo, as suas.
A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.
A José Nascimento e António Barbosa agradeço respectivamente, a fotografia e a música.
A PROFISSÃO DE PROFESSOR TAMBÉM SE CONSTROI COM OS SUCESSOS DOS ALUNOS
Opinião publicada no Jornal "Diário do Sul," 19 de Junho
Publicada por
Paula Nobre de Deus
à(s)
sexta-feira, junho 20, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário