Esta semana tenho tido oportunidade de acompanhar o lançamento de algumas iniciativas no distrito de Évora que são exemplos da qualidade do que se está a fazer no terreno.
Hoje estive na inauguração da Área de Deposição Comum de Borba, um projecto destinado à deposição e processamento dos sub produtos e resíduos de mármore, com impacto muito positivo no ambiente. A partir de agora existem finalmente condições para o processo de desmonte das escombreiras que desde sempre ocuparam grandes áreas próximas dos perímetros urbanos.
O cluster dos mármores ganhou hoje um novo folgo para enfrentar um mercado altamente competitivo. Assim, a industria do sector tem mais possibilidades de desenvolver novas práticas e de se expandir.
Seria interessante que os "olhos da globalização" observassem com mais atenção as vantagens da aposta no cruzamento da economia com o ambiente e ordenamento do território.
Este investimento é um pequeno mas bom exemplo dos ganhos que advêm da aposta em projectos sustentáveis!
Em tempos de crise precisamos de sinais que nos façam acreditar que a inteligência colectiva vai ser capaz de ganhar aposta do desenvolvimento sustentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário