Hoje estive presente na inauguração do Centro Nacional de Valorização do Montado, em Portel, um reconhecimento justo do esforço de uma autarquia que se têm debatido pela defesa incondicional das potencialidades do montado (de sobro e azinho).
A face mais visível desse esforço é a realização anual da feira do montado, no final de Novembro, e onde são amplamente debatidas, com profundo rigor técnico-científico, todas as questões que se prendem com o montado.
Este Centro está especialmente direccionado para acompanhar as iniciativas relacionadas com a cortiça, produto de que Portugal é o maior exportador a nível mundial.
Tendo em conta a importância do montado para a economia nacional e regional, e o seu contributo especial para a promoção do turismo sustentável no Alentejo, esta iniciativa do Governo, através do Ministério da Agricultura (fica sob a tutela da Autoridade Florestal Nacional), é uma aposta de valor acrescentado para o concelho alentejano de Portel.
Assim, quero felicitar de forma muito especial o Presidente da Câmara Municipal de Portel Norberto Patinho, pela sua determinação e empenho na defesa da causa do montado!
Sem comentários:
Enviar um comentário