Graça Machel na sessão de doutoramento “Honoris Causa” que recebeu da Universidade de Évora, distinção que dedicou às mulheres do seu país e às crianças vítimas de conflitos armados, apresentou-se como um exemplo da importância que a educação tem na inversão das rotas da pobreza e da exclusão social.
No seu discurso exaltou a necessidade de se apostar mais na educação das crianças e das mulheres africanas. A oportunidade que os pais lhe deram de estudar foi determinante para que hoje não esteja na situação de miséria em que continuam a sobreviver grande parte das mulheres da sua infância.
Ao ouvirmos Graça Machel falar do seu compromisso com a defesa dos direitos da criança, abrem-se novas janelas para um mundo que ainda não adquiriu suficiente visibilidade na agenda política internacional.
Eu tive o privilégio de sentir a força das palavras vividas desta mulher de raízes moçambicanas, activista dos direitos humanos!
“ A natureza dos conflitos está a mudar, mas as crianças são cada vez mais visadas”
Para um conhecimento mais aprofundado do estudo coordenado por Graça Machel, em 1996, denominado “O impacto dos conflitos armados nas crianças”, e de dados mais recentes, pode consultar: http://www.un.org/children/conflict/machel/
Sem comentários:
Enviar um comentário